segunda-feira, 30 de abril de 2012

CotasSIM


#cotasSIM!
As cotas foi um dos assuntos mais comentados essa semana nas redes sociais. Na correria da faculdade, trabalhos... da vida, acabei não lendo muito o que estava sendo discutido, apesar do interesse. Mas depois, com mais tempo, fui ver os absurdos -julgo eu- que as pessoas estavam falando. O papo meio que esfriou, mas uma das coisas que aprendi é deixar claro o que penso, mostrar de que lado a gente samba.
A ideia do sistema de cotas é provisório, todo mundo sabe que nosso maior problema é a educação básica. Mas o problema da educação não dá pra ser resolvido de uma hora pra outra. E enquanto isso não se resolve ficamos como? Continuamos sem negros no nível superior? O ideal é que as duas coisas aconteçam em concomitância.
O fato é que ser negro nesse pais é muito difícil. A ideia das cotas é pra que as oportunidades chegam a todos. Pelo amor de Deus, não tem nada a ver com falta de capacidade! Ninguém tá dizendo que branco é mais inteligente que negro, então, por favor, não me venha com esse discurso de 'cor não mede capacidade', nem 'essas cotas é uma atitude racista'.
Todos os dias vemos 'crianças negras' nas ruas, nos ônibus vendendo algo... Mas quando aparece uma 'criança branca' o olhar é outro, as pessoas pensam sobre a infância, que essa criança deveria estar na escola... E a outra não? É mais chocante ver a branca? Já acostumou em ver a negra? Precisamos mudar esse costume.
Todo mundo sabe que a abordagem da polícia com um negro é bem diferente da com o branco. Eu mesmo já presenciei uma cena horrível. E o que falar do extermínio da juventude negra? 
Ah, mas as cotas que são racistas! Todos somos iguais, todos temos a as mesmas oportunidades! É... estamos em mundos diferentes então. Ai, gente... ACORDA, o Brasil é racista!


Fonte: Rede de Mulheres (Facebook)



Fiquei lendo várias coisas e vi muito comentários, além dos que já citei, do tipo 'a constituição diz que todos somos iguais, essas cotas são racistas'. Ah, tá... agora todos são iguais? Se tanta gente assim acha que somos todos iguais onde está o racismo? É muito fácil falar de igualdade, constituição, nessas horas, né?
Fiquei pensando o porquê das cotas incomodar tanto e veio logo a mente um trecho de Paulo Freire em Pedagogia do Oprimido.

"Mesmo quando a contradição é autenticamente resolvida por uma nova situação estabelecida pela libertação dos trabalhadores, os antigos opressores não se sentem libertados. Ao contrário, consideram-se, sinceramente, como oprimidos. Condicionados pela experiência de oprimir os outros, qualquer situação que não a antiga configura-se-lhes como se fosse opressão."

Vamos falar sério, né? Essa história de 'dar' vaga nas universidades a negros não é bem vista pelos grupos dominantes. É uma ameaça. Eu já ouvi uma garota aprovada em medicina no vestibular da UFBA dizendo 'ahh, eu passei pro segundo semestre por causa dessa estória de cotas, com certeza tive nota maior que os cotistas e ele entram primeiro que eu.' (...)

As cotas são mais que necessárias, é graças a elas que a cara das Universidades tem mudado, graças a elas começa a existir diversidade nesses espaços. Precisamos escancarar os portões da Universidade para a entrada de todos, fazer com que o outro se enxergue nesse espaço, se reconheça... As Universidades precisam de mais Ícaro's, Marcelo's, Ana's Luísa's, Lusiane's, Patrícia's, Gabriela's, Alexandre's, Thiala's, Lais's, Ivana's, Joseane's, Leandro's, Djean's, Vinicius's, Dj's, Geaze's, Igor's, Ronaldo's, Cassia's, Adriele's, Hamilton's, Graziele's... (...) para que esses não sejam vistos só como exemplo, referência, mais que isso, seja visto como o caminho de entrada de todos, para que essa igualdade enfim seja real. Aí sim, "quando os cirurgiões e juízes negros deixarem de ser confundidos com pacientes e réus, não precisaremos mais de cotas...”.


Um bom texto que fala sobre isso:






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...