quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

PM agride estudante na USP

Tá tuuuuuuudo errado!

Fiquei tentando escrever algo, mas as imagens e o depoimento falam por si só. É impossível colocar em palavras a revolta e tristeza que sinto...


PM agride aluno na USP

Fonte: Humor Inteligente (Facebook)

Depoimento do Estudante que sofreu a violência de uma abordagem racista da PM paulista no campus da USP.


Violência Racial - "PM me escolheu porque eu era o único negro"

09 Janeiro 2012 22:25 

por Alceu Luís Castilho,


Órfão de pai desde os 15 anos, Nicolas Menezes Barreto sabe bem o que é trabalhar. Ele é músico e professor da rede municipal de ensino, na zona leste – em condição provisória, pois ainda não é formado. Ele prestou Música, mas entrou na segunda opção no vestibular da Fuvest. Cursa Ciências da Natureza na EACH (Escola de Artes, Ciências e Humanidades), na USP-Leste.

Nicolas foi agredido por um sargento da PM, nesta segunda-feira, durante a desocupação da antiga sede do DCE Livre, o DCE ocupado – a alguns metros da sede da reitoria da USP. "Eu era o único negro lá, com dread", disse ele ao blog Outro Brasil, por telefone, no fim da tarde.


A palavra dread remete ao estilo de cabelo rastafari. "Sem dúvida foi racismo. Ele foi falar comigo porque pensou que eu não era um estudante, e sim um traficante, algo assim. Tanto que se surpreendeu quando viu que eu era estudante".

Ele conta que um guarda universitário ajudou o PM a segurá-lo, durante a agressão – naquele momento as imagens aparecem um pouco mais distantes no vídeo. Sobre o sargento que o agrediu, ele afirma: "O cara estava virado no capeta, não sei o que acontece. Tem de pagar as contas também, né. Mas não aceito."

Nicolas diz que é conhecido dos guardas universitários. Até por ter sido um dos 73 estudantes presos durante a desocupação da reitoria, no início de novembro.

- Agora estou aqui, na endorfina, na adrenalina, tentando me livrar desse susto. Tive algumas escoriações, arranhões, cortes na mão. Mas fiquei com medo de ir à delegacia sozinho. Como tem o vídeo, vou fazer depois o exame de corpo de delito. Estou esperando o advogado para ir fazer o boletim de ocorrência.

O estudante conta que não falou nada demais na hora em que o policial avança em sua direção. "Quando eu falo no vídeo, com o punho da mão fechado, estava dizendo que nós estávamos cuidando do espaço e que não precisávamos da reforma da reitoria. Ele não entendeu isso e veio pra cima de mim".

O sargento pediu o documento e Nicolas disse que sua palavra bastava. "Aí ele me puxou da bancada", confirmando o que se vê e ouve no vídeo veiculado pela internet. "Tentei me defender para não tomar um tapa na cara – ou um tiro na barriga, pois ele me apontou a arma".

Nicolas fala com orgulho de seu projeto como músico, a banda BRs. O símbolo da banda tem um quadradinho antes do "s". Ele conta que sua mãe insiste, diante das dificuldades, para ele priorizar o trabalho – pois a família depende de sua renda. Mesmo assim ele tenta conciliar tudo. "Minha mãe sabe da minha luta".

O estudante atendeu a reportagem agitado, mesmo depois de uma noite sem sono – os estudantes ficaram em vigília nas últimas noites, por conta da ameaça de nova desocupação do espaço.

Antes de desligar o telefone, ainda falou do momento "sinistro" que vivem os alunos da USP durante a gestão de João Grandino Rodas. E se declarou preocupado com a cobertura da mídia. Já sabe que alguns veículos o definiram como "suposto" estudante. "Às vezes o repórter está bem intencionado, mas não sabemos como vai ser a edição".

Um comentário:

  1. Eu vi essa. O cara estava lá na dele (visto que não colocava em risco a integridade física de ninguém) e de repente foi agredido. Muito sinistro.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...